Adoção de Blockchain pelas grandes companhias

Não é segredo para ninguém que a tecnologia Blockchain tem se destacado no que diz respeito à sua possibilidade relativamente rápida de adoção pelas grandes corporações, como forma de melhorar seus processos administrativos, workflows de negócio, cadeia de produção, melhoria de performance e redução de custos.

Pelo menos é isso o que especialistas bradam aos quatro cantos, e talvez estejam certos, agora observando isso no dia-a-dia, este processo é muito mais complexo do que imaginamos, a tecnologia por si só já é provada, agora o desafio é sair do laboratório, e adentrar na produção e é aí que estão os principais pontos de atenção:

1 - Suporte: Qualquer grande empresa, precisa de um suporte para um novo produto, imagine então uma nova tecnologia tão promissora quanto à Blockchain.

2 - Expertise: É necessário ter um time dentro de casa com capacidade de dar uma resposta a curto prazo, em caso de problemas em ambiente de produção. Hoje existe uma defasagem de profissionais com os conhecimentos específicos. Aqui na A Star, por exemplo, migramos para novas linguagens de programação, como GO, em detrimento de Java, nos renovamos e renovamos nossa equipe para que uma vez com acesso aos fontes (sim isto é comum no mundo blockchain), pudéssemos até mesmo criar nossa própria implementação das soluções. O que nos leva ao próximo item.

3 -  Padrões de mercado: Para a indústria é fundamental que haja um padrão, um exemplo disso foi a implantação do SPB, que trouxe às instituições uma série de padronizações, arquitetura e métodos.

É claro que o mercado vem dando uma resposta à estas dores, vejamos então quais iniciativas tem se destacado, e como estamos nos preparando a participando de cada uma delas:

Para resolver os problemas de Suporte e Padrões de mercado, as iniciativas como Enterprise Ethereum, Corda (R3), Hyperledger, RSK (Rootstock) e Ripple se destacam.

Nós da A Star estamos participando ativamente destas iniciativas e logo mais teremos novidades, por agora o que podemos dizer é que estamos muito animados com o que o o que foi desenvolvido em termos de soluções, após análise minuciosa da tecnologia Blockchain e as possibilidades que são criadas a partir daí.

Em breve, iremos detalhar cada uma destas iniciativas acompanhe nosso blog.

Comentários

Postagens mais visitadas